top of page

Elevação

O QUE É ELEVAÇÃO ESPIRITUAL?

No Espiritismo, no Espiritualismo e também na Luminosofia se fala muito de elevação espiritual, ou evolução espiritual. No entanto, quando se pergunta para a maioria das pessoas, poucos são os que sabem seu verdadeiro significado. O que seria, então, a tão falada “elevação espiritual”?

Explicando de uma forma bem simples… elevação espiritual nada mais é do que a libertação completa de todo sofrimento humano e a conquista de um estado permanente de paz e felicidade não-humana. Dizemos felicidade “não-humana” para desfazer certos equívocos e comparações que se faz com a felicidade dita “humana”. O que seria a felicidade que o ser humano conhece? Esse é um estado de satisfação dos prazeres ligados as coisas do mundo. Por exemplo, casar com quem se ama é uma satisfação humana que gera uma felicidade humana. Trabalhar com o que se gosta muito é uma satisfação humana que gera uma felicidade humana… e assim por diante.

No entanto, quando falamos da felicidade da elevação espiritual, esta nada tem a ver com satisfação, prazer, realização dos desejos, fazer o que gosta, sentir-se amado e admirado pelas pessoas etc. A felicidade que vem da elevação espiritual não tem nenhuma relação com a felicidade humana de satisfação e prazer. A felicidade espiritual não precisa de nada para existir; ela é livre de qualquer obrigação de realizações humanas ou materiais. Na vida material o ser humano acha que precisa de certas coisas para se sentir feliz, como ter uma casa para morar, ter um companheiro, ter filhos, ter momentos de lazer, ser amado por outros, ser alguém na vida, ter um certo destaque na sociedade, sentir-se útil, ter saúde física etc. A felicidade da elevação, por seu lado, não necessita absolutamente de nada disso para existir.

Como então conseguir compreender essa felicidade da elevação espiritual? Só o que pode ser dito é que se trata de um estado de alegria tão profunda que é impossível de ser descrito em palavras… É igualmente impossível de ser compreendido pela mente humana limitada. Esse estado de pura alegria profunda não tem nenhuma semelhança com as emoções do ser humano. Esse estado de paz e felicidade não é propriamente uma emoção… não é algo que se sente emocionalmente… é algo mais da esfera do ser do que da esfera emocional. É um estado de felicidade que nada nesse mundo pode dar… e nada nesse mundo pode tirar. É uma felicidade que não é deste mundo.

Como já dissemos, essa condição nada tem a ver com a realização de um desejo, pelo contrário. A felicidade plena só existe quando os desejos humanos vão diminuindo aos poucos até que se extinguem por completo. A pessoa em estado de plena felicidade não tem mais desejos… não tem mais um querer de coisas do mundo… não tem mais anseios e aspirações. Isso é bem óbvio, pois se ela já é plenamente feliz aqui e agora, qual seria a necessidade de desejar algo? Por que planejar uma realização futura se já temos tudo no momento presente? Por que esperar algo da vida se toda a vida já brota em nosso interior com toda a pureza e beatitude?

Portanto, se elevar espiritualmente tem a ver com esse estado de felicidade… mas é uma felicidade que não tem comparação com a felicidade humana. Podemos dizer que o ser humano não conhece a verdadeira felicidade da alma. Ele conhece apenas as satisfações de prazeres. Tanto é assim que, se um desejo seu não é satisfeito, logo vem o sofrimento, a depressão e a infelicidade. Assim, o ser humano cai nessa roda viva de prazer e dor… ganho e perda… alegria e tristeza… E pode ficar preso a ela por milênios. Ele separa a vida entre o que gosta e o que não gosta. Às vezes ocorre o que ele gosta, então se sente satisfeito e alegre… depois sempre a polaridade se inverte e acontece o que ele não gosta, então vem a insatisfação, as contrariedades, os conflitos, as tristezas, o nervosismo, o vazio etc.

O ser humano pode atingir essa felicidade além do estado pessoal… que nada tem a ver com o que chamamos de felicidade na Terra. Esse estado recebeu diversos nomes em toda a história do pensamento, do ocidente e do oriente. Para os budistas, ela é o nirvana. Para os Hindus, é Brahman-Atman. Para os yogues, são os mais elevados estados de samadhi, para Santa tereza de Ávila, essa felicidade é chamada de “casamento espiritual” com Deus, e assim por diante. Mas para atingir esse estado, a pessoa precisa se libertar de tudo o que lhe gera sofrimento. Como? Abandonando todos os desejos e apegos. Abrindo mão das regras, normas e obrigações. Renunciando a toda preocupação com dinheiro, casamento, filhos, trabalho, prazeres, regras sociais etc. Assim ele poderá finalmente realizar aquilo que se chama de “elevação espiritual”, se libertando de todo sofrimento e atingindo esse estado de paz profunda e bem-aventurança plena e total.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page